segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GAME GANIE

FOTO:http://www.nesworld.com/


SUPER PODERES PARA OS JOGOS DO NES 



Game Genie é um sistema de trapaça desenvolvido primeiramente para Nintendo Entertainment System, com versões subsequentes para Super Nintendo Entertainment SystemGame BoyMega Drive/Genesis, e Sega Game Gear. Foi projetado pela Codemasters e comercializado pela Camerica e Galoob.
Todos estes dispositivos modificavam os arquivos do jogo, permitindo os jogadores de alterarem certos aspectos como o número de vidas, ou fazendo o personagem adquirir imortalidade.
Foram produzidas mais de cinco milhões de unidades em todo o mundo. 
FONTE: https://pt.wikipedia.org

FOTO: http://www.spike.com/

Dragon Chen: Criador do Game Genie
O site NES Archive traz até você leitor, uma entrevista na íntegra que Dragon Chen, criador do Game Genie concedeu à revista Ação Games N.º 3451 Ed. 26 da Editora Azul. A revista circulou nas bancas em janeiro de 1993.
Dragon Chen: nada menos que o criador do Game Genie! Este poderia ser o nome de um personagem de Street Fighter 2 ou, quem sabe, de um terrível inimigo de Shinobi. Mas na verdade este nome pertence a um brilhante e jovial senhor de 42 anos, nascido em Taiwan, casado e pai de duas filhas. Um homem que, há dois anos, faz a alegria dos gamemaníacos com uma incrível invenção: o Game Genie, acessório que enlouquece os video-games. Dragon Chen visitou a redação de Ação Games em novembro e, apesar da fama de não gostar de entrevistas, falou ao jornalista Roberto Guimarães sobre sua carreira, o futuro dos video-games e seu plano de produzir jogos no Brasil.

Ação Games – Como surgiu o Game Genie?
Chen – Em 1976, comecei a trabalhar com microprocessadores. Meu interesse pelas aplicações dos chips acabou me levando ao mundo dos video-games. Assim, em 1989, fiz uma enorme pesquisa de mercado e descobri que 85% dos gamesmaníacos dos Estados Unidos e Japão não passavam das primeiras fases dos jogos.
AG – Então você pensou em criar algo para ajudá-los?
Chen – Exatamente. A maioria dos jogadores sentia-se frustada por não conseguir chegar ao final dos games. O Game Genie surgiu para facilitar a vida deles para tornar o jogo um prazer, não um transtorno.
AG – Quanto tempo rolou até a fabricação do Game Genie?
Chen – Foi um processo longo. Eu e uma equipe de engenheiros nos empenhamos em entender a linguagem dos games, sua programação. E aí acabamos criando uma linguagem para o Game Genie, definimos como seria seu funcionamento e a forma de acesso aos códigos. Em abril de 1990, lançamos o produto. Mas surgiu um probleminha com a Nintendo e eles confiscaram nossos Games Genies… Eles alegaram que estávamos fazendo uma concorrência desleal, mas no final a justiça nos deu razão.

AG – E a Nintendo foi obrigada a pagar 15 milhões de dólares de indenização…

Chen – …que ainda não foram pagos. Foi a primeira derrota da Nintendo na justiça.
AG – E por falar em Nintendo, como você vê a briga dela com a Sega?
Chen – O mercado de videogames é grande o bastante para comportar não só as duas, mas ainda outras empresas. Em minha opinião, a Sega investe mais em tecnologia de ponta, jogos para arcades, etc. A Nintendo prefere investir em videogame doméstico. E parece que dá resultado, pois no ano passado a Nintendo faturou mais do que a Toyota no Japão.
AG – Qual videogame é melhor, Mega ou Super NES?
Chen – Os dois são muito bons. Por ter sido lançado há menos tempo, o Super NES é mais sofisticado. Mas com o Mega CD e os novos jogos em disco, a Sega vai tentar virar a mesa. A versão de Street Fighter 2 para o CD ROM da Sega, que vai sair em breve, tem tudo para ser mais arrasadora que a do Super NES.
AG – Qual é o futuro do videogame? Realidade Virtual, CD ROM ou alguma outra surpresa?
Chen – A RV oferece muitas possibilidades, mas está apenas engatinhando. Acho que poderemos ver algo concreto em RV daqui a uns cinco anos. Quem sabe apareça uma tecnologia ainda mais interessante num futuro próximo. É apenas uma intuição…
AG – O que o senhor acha da possibilidade dos próprios jogadores um dia poderem fazer seus games, usando os sistemas multimídia?
Chen – Multimídia é um tipo de sistema que integra computador, videocassete, aparelhos de áudio etc. Isso daria às pessoas a possibilidade de fazer seus próprios jogos. Essa é uma tendência para o futuro. No momento, eu acho que a produção de games deve mesmo ser regional. Cada país precisa ter seus próprios jogos.
AG – Como assim?
Chen – Os jogos também refletem a forma de pensar e os costumes de quem os fez. É por isso que uma boa parte dos jogos japoneses não fazem sucesso nos Estados Unidos e vice-versa.
AG – Tem mais gente que pensa desta maneira?
Chen – Não posso responder pelos outros, mas estou certo de que a produção de games tem de espalhar-se do Japão e Estados Unidos para outros países. Tenho planos de produzir jogos na China, por exemplo.
AG – E no Brasil, vale a pena?
Chen – Não pensamos em produzir apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina, apesar das diferenças entre cada país deste continente. A NTD (fabricante licenciada do Geniecom no Brasil) começará a desenvolver jogos adaptados para estes países, com legendas em português e espanhol.

AG – Quanto tempo demora para se fazer um jogo?

Chen – Depende do jogo. Calculamos o tempo total de trabalho e aí dividimos pelo número de pessoas da equipe. Se o projeto inteiro demorar 24 meses, formamos uma equipe de quatro pessoas e assim o trabalho sai em seis meses. Primeiro fazemos a história e adaptamos gráfico e música. Daí lançamos uma versão E-Prom (cartucho de teste) para ver se as pessoas gostam. Só depois colocamos o cartucho à venda.

AG – Depois do Game Genie para Nintendo 8 bits e para o Mega Drive, quando vai pintar o de Super NES?

Chen – Creio que no primeiro trimestre deste ano. Até lá, calculo que haverá uns 10 milhões de aparelhos destes só nos Estados Unidos. Estamos pensando em lançar Game Genie para Master System também.

AG – Gostaria de agradecer sua atenção em nome de todos os leitores de AÇÃO GAMES.

Chen – Foi um prazer. O Brasil é um país muito interessante. Já é a quarta vez que venho para cá e pretendo retornar em breve. Até a próxima!
Dragon Chen é sócio das empresas Realtec, Brazil International Corporation e NTD, empresa brasileira que fabrica o videogame Geniecom.

Dragon Chen, Criador do Game Genie
Autor do texto original: Revista Ação Games
Texto enviado por: Henri Yuji Miasiro
Publicado originalmente na versão anterior do site NES Archive em 07/02/02.
Agradecimentos e Créditos: http://nesarchive.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário